quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gestão Democrática



A gestão democrática é uma forma de administrar uma instituição educacional de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Ela é um desafio importante para a organização das políticas da educação no dia a dia das escolas.
Em nossa região não acontece eleição para diretores, eles são escolhidos por indicação. Na maioria das vezes até acontece uma eleição mas nem sempre ele é escolhido pelo voto e sim por uma indicação política, sendo  que na gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar por meio de reunião de esforços coletivos para implemento dos fins da educação, que deve erradicar práticas hierarquizadas, autoritárias e burocráticas.
A gestão democrática compreende a elaboração coletiva do projeto político pedagógico, avaliação coletiva das ações realizada pela comunidade escolar e democratizar as práticas de gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola.
 A Charge abaixo mostra um exemplo de gestão democrática na escola:
 Assita ao video para uma melhor compreensão de Gestão Democrática:

 Na sua região como é feita a escolha do diretor de uma escola? É feita através do voto da comunidade escolar ou por indicação políticas? Na sua opinião qual seria a melhor opção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário